Peso estagnado, como a musculação pode ajudar?

O famoso platô é observado na maioria das dietas e é quando você simplesmente para de emagrecer e seu peso fica estagnado. O que acontece é que nosso corpo é muito inteligente e ele reage a baixa oferta de nutrientes acumulando gordura que além de nutrir o corpo protege contra o frio e é gasta de forma muito mais lenta que outras fontes de energia como a glicose.

Há séculos atrás, a produção de alimentos não era como hoje e o humano precisava caçar e passava por períodos de escassez, dificilmente havia sobra, mas o que se comia além do necessário se acumulava em forma de gordura para que o corpo fosse capaz de aguardar uma próxima refeição.

Graças a uma série de fatores, temos uma oferta gigantesca dos mais diversos tipos de alimento e apesar disso ser muito bom do ponto de vista prático, o nosso corpo continua com o mesmo processo de funcionamento e ele estoca gordura muito facilmente.

E por que é tão difícil emagrecer?

Existem muitos motivos e alguns deles são independente de nossas ações como hormônios, hereditariedade, maus hábitos alimentares na infância, doenças, tratamentos médicos que causam retenção líquida ou facilitam o ganho de peso entre outros.

Mas a maioria dos motivos que causa o ganho de peso foi por ações nossas ou está completamente sob nosso controle e entre eles podemos citar o consumo excessivo de alimentos, o consumo de alimentos ricos em carboidratos processados, o sedentarismo e outros comportamentos nocivos a nossa saúde.

A desaceleração no metabolismo também é muito citada principalmente por quem já passou dos 30 anos de idade, mas é possível ser contornado. Como o assunto se trata do peso estagnado, isso quer dizer que você já conseguiu emagrecer alguns quilos e agora a perda diminuiu a velocidade ou até parou.

Será que você realmente continua fazendo tudo o que estava fazendo antes para conseguir emagrecer ou acabou relaxando porque já obteve algum sucesso? Se de fato você está fazendo tudo certo, só está faltando um gatilho para “acordar” seu metabolismo, e esse gatilho é a atividade física.

A melhor atividade física para combater o peso estagnado

Qualquer mudança positiva que você promova ao seu corpo irá te ajudar a sair do platô, sendo assim, você poderá praticar qualquer atividade física que ela vai te ajudar, mas, sem sombra de dúvidas, a melhor atividade física para combater o peso estagnado é a musculação.

E não é difícil de entender o motivo disso… a musculação promove o ganho de massa muscular e quanto mais massa muscular o seu corpo tiver, mais energia ele irá queimar naturalmente inclusive em repouso.

Se você imaginou que a melhor atividade seria a aeróbica errou porque para quem está em um processo de mudança de hábitos alimentares, muitas vezes passando algumas vontades, impor ao seu corpo uma atividade que aumenta a fome poderá atrapalhar o processo e a musculação promove uma perda que não é sentida com o desgaste momentâneo, mas sim com uma mudança na composição corporal.

Comece agora a praticar musculação

A musculação vai te ajudar a sair do peso estagnado e você pode começar a malhar na sua própria residência. Adquira os melhores equipamentos de musculação na Ergofit pelos melhores preços, com as melhores condições e com a garantia de que você será muito bem atendido em todas as etapas do processo. Acesse www.ergofit.com.br e conheça a melhor loja de aparelhos fitness da internet.

 

Compartilhar

Deixe uma resposta