O que muda com a idade no desenvolvimento do corpo na musculação

Não há idade para fazer musculação, apenas se recomenda que para iniciar, já se tenha atingido a altura que terá na fase adulta e para saber isso, basta que não se tenha crescido nos últimos 12 meses. Já a idade máxima, não existe, se você tiver 100 anos e tiver mobilidade para praticar qualquer atividade física, o ideal é que pratique e a musculação na terceira idade é a mais indicada.

A preferência pela musculação se dá pelo fato de que na terceira idade a massa muscular vai diminuindo com maior intensidade e assim os ossos ficam mais expostos aumentando os riscos de lesão. Quando você pratica musculação, mesmo que comece já na terceira idade, você compensa essa perda.

Mas o post de hoje não irá falar apenas sobre a musculação na terceira idade, mas sim sobre a mudança no desenvolvimento do corpo de acordo com a idade do praticante. Ficou curioso? Então fica com a gente e acompanha esse post.

Diminuição do volume muscular

A sarcopenia, que se trata da diminuição de massa muscular com a idade, já foi citada acima, e se você acha que essa diminuição acontece só na terceira idade, se engana. A partir dos 30 anos de idade sua massa muscular já vai diminuindo e isso se acentua a partir dos 50 e fica extremamente visível após os 60.

Isso acontece porque depois dos 30 começamos a reduzir a produção de hormônios no nosso corpo e eles é que são responsáveis por produzir as fibras que formam os músculos. Os sintomas da redução da massa muscular são a redução no equilíbrio, diminuição da força e até mesmo da disposição para as tarefas do dia a dia e para a prática de atividades físicas.

Além da prática de musculação para compensar isso, manter uma alimentação saudável, rica em proteínas, frutas, legumes, verduras, tirando os carboidratos processados, fontes de açúcar e gorduras vegetais como margarina e óleo de soja, por exemplo.

Como evitar a redução da massa muscular

Algumas mudanças simples de hábito podem reduzir os impactos da idade no seu corpo, entre elas podemos citar:

  • Prática de musculação pelo menos 3 vezes por semana por pelo menos 40 minuto, só não se esqueça que é preciso consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade física e só realizar com acompanhamento profissional;
  • Não fumar;
  • Só consumir de forma moderada as bebidas alcoólicas;
  • Não fazer uso de drogas ilícitas;
  • Ter como base da sua alimentação comida de verdade reduzindo ao máximo o consumo de industrializados;
  • Evitar o sedentarismo;
  • Realizar exames de rotina.

Fazer musculação em casa ajuda a prevenir a perda de massa muscular

Se você não tem tempo de frequentar uma academia, ou não gosta do ambiente da academia seja por vergonha ou por falta de paciência mesmo, você pode adquirir os equipamentos e treinar em casa com a ajuda de um personal trainer.

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