Melhor horário para prática de exercícios

Muitas pessoas ficam na dúvida do melhor horário para prática de exercícios, se é logo ao acordar, durante o dia ou a noite. Pensando nisso, nós reunimos algumas informações nesse post para você poder avaliar no seu caso qual o melhor horário de acordo com o seu perfil e a sua disponibilidade.

O horário para realizar as atividades físicas varia de acordo com o perfil de cada praticante, mas antes de qualquer coisa, o melhor horário é aquele que você esteja disponível. Sua disponibilidade de horário é o principal quesito a ser levado em conta, mas não o único.

Eu faço meu horário, qual devo escolher?

Se seu trabalho é flexível ou você está sem trabalhar, tem o dia todo para praticar sua atividade, nesse caso, você deve escolher o horário que você se sente melhor. Se ainda não sabe e quer começar a testar, comece pelos horários mais vazios da academia, que normalmente são na ordem dos horários menos movimentados para os mais movimentados:

1. Entre 9h e 11h e 14h e 17h: porque a maioria das pessoas está trabalhando nesses horários.
2. Entre 11h e 14h: algumas pessoas conseguem tirar o horário de almoço para treinar.
3. Entre 5h e 9h: antes de irem trabalhar, algumas pessoas frequenta a academia e esse número é maior do que o número de pessoas que treinam na hora do almoço.
4. Após as 17h: é o horário no qual se concentra o maior número de pessoas na academia, já que as pessoas deixam para treinar após o expediente e é também o horário que a academia disponibiliza o maior número de atividades além da musculação.

As vantagens de cada horário

Treinar logo no início do dia tem uma super vantagem. Você está totalmente descansado e seu corpo vai responder muito melhor pela manhã. É claro que há exceções, algumas pessoas simplesmente não conseguem fazer nada direito pela manhã, então não adianta forçar. Mas esse horário não é totalmente perfeito.

É preciso entender que não dá pra começar seu dia correndo 20 quilômetros ou dando “tiros” de 100 metros em 10 segundos… seu corpo estava em repouso total durante o sono, é preciso colocá-lo no ritmo devagar, sendo assim se você estiver treinando para uma atividade mais intensa, principalmente se for iniciante, é melhor não treinar nesse horário.

Quem treinar à noite tem a vantagem de dormir muito melhor, já que o corpo já está esgotado das atividades do dia e você termina de fadigá-lo, assim, irá dormir como uma pedra. Além disso, há uma outra vantagem importante. Para quem quer hipertrofiar, esse é o melhor horário para treinar, já que seu corpo cresce no descanso, então depois de treinar, e fazer a refeição pós-treino, descansar irá dar um resultado muito interessante.

A desvantagem de treinar a noite é que você já estará cansado das suas atividades do dia e pode ser que seu treino não renda tanto quanto nos outros horários, além disso, algumas pessoas têm mais dificuldade de treinar a noite.

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