Dicas para sair do sedentarismo

Princípio da inércia… um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, um corpo em movimento tende a permanecer em movimento. Princípio da física que, apesar de não se aplicar literalmente ao sedentarismo, representa muito bem o que acontece com o nosso corpo em relação aos exercícios, não é mesmo?

Quando estamos praticando exercícios regularmente, o corpo se acostuma e deixa de ser um “martírio”, por outro lado, quando paramos de fazer atividade física, parece que as articulações ficam entrevadas e para retomar é muito difícil.

Pensando nisso, decidimos dar algumas dicas para sair do sedentarismo sem que para isso você precise sofrer tanto ou sair muito da sua rotina. Lembre-se: o sedentarismo mata mais que arma de fogo mesmo em um país violento como o nosso, já que ele agrava problemas como a obesidade, diabetes, hipertensão arterial, problemas cardiovasculares, entre outros.

Transforme sua rotina em atividade física para sair do sedentarismo

Sua rotina é corrida? Eu sei… a da maioria das pessoas é e você pode achar que não é possível incluir mais nada nela, mas veja as dicas abaixo e você vai ver que dá sim. Por exemplo, você se desloca de ônibus para ir trabalhar ou estudar? Que tal acordar uns minutinhos mais cedo e caminhar para um ponto de ônibus mais longe? Um ou dois além do seu ponto já vai fazer a diferença e dependendo você até consegue pegar o ônibus um pouco mais vazio.

Ok, ok, você não vai de ônibus, vai de carro… que tal trocar o carro por uma bicicleta? Tem cidade que tem o trânsito tão cruel que de bicicleta você gasta a metade do tempo ou menos, além disso faz uma atividade física, não gasta e não polui o meio ambiente. Você pode começar devagar, indo até a casa de um amigo que more mais perto do trabalho, deixar a bicicleta lá e ir com ele, ou em algum lugar seguro, o que vale é o treino.

Aproveite seu horário de almoço

Muitas pessoas têm duas horas de almoço e aí dá pra fazer muita coisa, não é mesmo?! Malhar pode se incluir nesse monte de coisas. Um treino de musculação dura em média 45 minutos, se você não precisar emagrece, apenas ganhar massa muscular, você poderá treinar 3 dias na semana e ainda sobrarão 2 horários de almoço para resolver outras coisas.

Se próximo do seu trabalho não houver uma academia, talvez haja uma área aberta para caminhar ou correr. Se tiver local para tomar banho, problema resolvido, troque de roupa na hora do almoço, faça uma boa caminhada e depois que o corpo estiver mais treinado, passe a correr. Procure se organizar para fazer isso antes do almoço, de barriga cheia fica mais difícil.

Treinando em casa

Se você chega em casa e perde uma hora mexendo no seu celular vendo bobagens ou faz isso logo que acorda, retire esse hábito que não traz nenhum benefício e faça uma hora de exercício em casa. Para isso, você pode adquirir equipamentos muito baratos na Ergofit através do site www.ergofit.com.br. Lá você encontra equipamentos fitness com condições de pagamento que cabem no seu bolso.

 

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