Vantagens DA MUSCULAÇÃO PARA os IDOSOS

O primeiro tecido que nosso corpo consome em caso de doença ou debilidade física é o músculo, infelizmente nosso corpo é condicionado a queimar gordura apenas em caso de desnutrição, já que ela serve para casos mais extremos e nos protege contra o frio, por exemplo.

Sendo assim, quando vamos envelhecendo, vamos perdendo logo massa magra ou seja, músculos, já que nosso corpo costuma se debilitar mais facilmente, e por isso é tão vantajoso para os idosos fazer musculação. Hoje vamos explicar tudo nesse post e falar sobre as vantagens da musculação para os idosos e como funciona o ganho de massa magra.

Os músculos protegem os ossos

A pior consequência da perda de massa muscular na terceira idade é que os ossos ficam menos protegidos e facilmente se quebram em qualquer queda ou impacto que o idoso sofra. A recuperação fica ainda mais difícil também, porque não há a proteção natural do osso e a pessoa precisa impor um desgaste muito maior nele para coisas simples como se levantar, carregar algum peso ou até mesmo apenas caminhar.

Com uma queda simples, podemos acabar entrando em um ciclo vicioso muito difícil de sair, funciona assim: fraturamos um osso em uma queda simples por termos pouca massa magra, então o nosso corpo fica debilitado e consome mais massa magra, assim, ficamos mais suscetíveis a novas fraturas.

Com isso, o idoso perde sua autonomia, tão importante na terceira idade, fase em que normalmente a pessoa já não está mais no mercado de trabalho e com isso a vida social já não é como antes, isso acaba afetando o lado emocional e trazendo problemas ainda mais sérios.

Como reverter tudo isso?

O melhor a ser feito é começar a ganhar massa magra antes da terceira idade. Assim que entramos na fase adulta ou até mesmo um pouco antes quando paramos de crescer já podemos fazer musculação com o intuito de ganho de massa magra.

Nunca é tarde e quanto mais cedo melhor. Pratique musculação mesmo que você já esteja na terceira idade, você não vai ter o resultado em hipertrofia como uma pessoa jovem, mas vai compensar a perda natural da idade.

Vantagens que não acabam mais

Eliminar o sedentarismo da vida é a principal grande vantagem, afinal ele mata mais que as doenças mais conhecidas. A elasticidade também melhora muito com a musculação e com isso o idoso fica autônomo por muito mais tempo, infelizmente muitos não conseguem sequer amarrar seus cadarços.

Fazer novas amizades pode ajudar a prevenir um mal que vem matando cada vez mais idosos, a depressão. A taxa de suicídio na terceira idade vem crescendo e isso é muito pouco falado. Frequentar uma atividade em grupo como uma academia, pode ajudar o idoso a deixar esse mal longe.

Idosos que ainda trabalham

Se você é idoso, mas seu problema está longe de ser a falta de interação social porque você ainda trabalha e tem uma vida muito corrida, você pode adquirir os aparelhos e malhar na sua casa. Entre no site da Ergofit www.ergofit.com.br e confira os equipamentos fitness para todo tipo de treino.

Compartilhar

Deixe uma resposta