Lesões mais comuns na musculação

Cuidar do corpo é mais que uma obrigação, afinal é ele que vamos carregar até o fim das nossas vidas, quanto melhor ele estiver, melhor viveremos e por mais tempo. Praticar exercícios físicos é uma das formas de cuidar do seu corpo.

Já foi comprovado que a musculação é um dos melhores exercícios para o corpo, mas é preciso fazer corretamente para não sofrer lesões. É sobre as lesões mais comuns na musculação que iremos falar hoje para que você possa entender que cada pessoa precisa treinar de acordo com seu tipo físico, condicionamento e limites.

Lesões provenientes da musculação

Os motivos que causam a lesão normalmente são o excesso de carga, a falta de alongamento e aquecimento e excesso de treino. Respeite seu corpo, respeite seus limites e tenha paciência, os resultados podem demorar mais do que você espera, mas eles virão a menos que você se afobe, se lesione e precise parar de treinar.

Seguem abaixo as lesões mais comuns na musculação:

  • Distensão muscular: é quando as fibras musculares se rompem após um forte estiramento ou uma forte contração do músculo devido ao excesso de carga no exercício. A dor é intensa e pode ter 3 níveis que só o médico pode avaliar qual o nível e como tratar.
  • Bursite: no encontro dos ossos com os tendões e músculos existem partes das articulações chamadas bursas, quando elas inflamam, essas inflamações se chamam bursites. A sensação é de uma dor cansada muito intensa nas articulações e dependendo do movimento, chega a ser perigoso já que você perde a força no membro instantaneamente. Essa lesão surge por excesso de peso nos exercícios e também por esforço repetitivo.
  • Tendinite: podem ser provenientes da musculação ou de qualquer outro movimento repetitivo. Até mesmo digitar pode causar tendinite, mas quando o movimento, além de repetitivo é intenso como na musculação, se não for feito com cuidado pode gerar tendinite.

Como agir em caso de lesão?

Assim que perceber a lesão, pare o exercício imediatamente. Procure um médico o mais rápido possível e enquanto não for ao médico, faça compressas de gelo com duração de 15 minutos 3 vezes por dia durante três. Se passarem esses três dias e você ainda não tiver ido ao médico, passe a colocar compressa morna de 15 minutos 2 vezes ao dia até que as dores, inchaços ou hematomas desapareçam.

Não volte a treinar enquanto não tiver curado 100% da lesão, caso contrário, você poderá agravar a situação e mais pra frente ter que ficar muito mais tempo sem treinar. Não deixe de informar ao instrutor da academia sobre a lesão recente mesmo que não esteja sentindo mais nenhuma dor no local.

Aparelhos de qualidade evitam lesões na musculação

A qualidade dos aparelhos afeta diretamente a execução correta dos exercícios. Se o seu aparelho é de qualidade, as chances de você sofrer uma lesão é menor, já que ele permitirá que você não tenham problemas na execução do exercício devido a travamento, fio soltando da roldana, partes que se soltam e etc.

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