Qual o benefício de se alimentar bem depois da atividade física

Já se sabe que para ter um corpo bonito e saudável é preciso aliar dieta e atividade física, mas como se alimentar de acordo com o seu objetivo e a atividade física praticada? É sobre isso que vamos tratar hoje nesse post.

Quero emagrecer, qual atividade preciso fazer?

Um grande erro é achar que para emagrecer é preciso fazer apenas atividades aeróbicas longas e consumir menos calorias do que se gasta em tais atividades. O que determina se vamos ou não emagrecer é a nossa capacidade de queimar ou acumular gordura.

Quando o assunto é emagrecimento, a dieta é muito mais importante do que a atividade física que fica em um plano secundário sendo responsável apenas pela harmonia do corpo e tonicidade dos músculos.

Viemos contando calorias todos esses anos, mas infelizmente estávamos errando. Nosso corpo é inteligente e ele sabe exatamente a quantidade de calorias que precisamos comer para suprir nossas necessidades, sendo assim, você não deve pensar no quanto deve comer, mas sim o que você deve comer.

Alimentação para emagrecer e ganhar massa muscular

Agora você já sabe que deve focar na dieta se quiser diminuir a gordura do seu corpo, mas como precisa ser essa alimentação para secar?

O hormônio responsável pelo acúmulo de gordura no corpo é a insulina, se você mantém esse hormônio baixo, seu corpo não acumula gordura, pelo contrário, ele queima, ele utiliza a gordura que você acumulou como energia para sua atividade física.

Para manter a insulina baixa, você deve retirar qualquer fonte de glicose da sua alimentação, ou seja, açúcar, massas e alimentos ricos em carboidratos que não sejam fibras.

Mesmo que você queira ganhar massa muscular, se você ainda tem muita gordura a perder, o percentual de carboidrato da sua dieta deve ser baixo para você ganhar massa muscular com qualidade.

Alimentação depois da atividade física

Se o seu objetivo é apenas ganhar massa muscular, você deve consumir alimentos ricos em proteínas após o treino de musculação. Apesar de o consumo de Whey Protein ter virado uma febre entre os praticantes de exercícios de ganho de massa, não necessariamente você precisa consumir esse suplemento para conseguir crescer.

A janela de absorção de proteína após o treino é de 24 horas e não de 2 horas como a maioria diz, sendo assim, uma alimentação rica em proteína, principalmente aquelas de mais rápida absorção como a do ovo ou a do salmão cru vai te ajudar a ganhar massa mais rápido.

Nas outras refeições do dia, continue investindo em proteínas, mas nesse caso pode ser as de absorção mais lenta como a carne vermelha e o frango.

E o que devo comer no pré-treino?

A resposta é: o mínimo possível. Algumas pessoas chegam a treinar em jejum e relatam aumento na disposição e no resultado do treino. Sendo assim, teste seu corpo, diminua um pouco o que você consome no pré-treino, foque em alimentos ricos em fibras, gorduras boas e proteínas .

Pra finalizar, é importante que você além de buscar informações na internet procure também  especialistas no assunto como professor de educação física e nutricionista, eles irão te ajudar a montar um cardápio e treino de acordo com as suas necessidades.

 

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